Laboratório: Ensaios em Adesivos Estruturais

Laboratório: Ensaios em Adesivos Estruturais

De acordo com Pedralli e Heuser (2017), com o avanço da tecnologia, surgiram os adesivos estruturais como uma nova alternativa para unir diversos tipos de materiais.

Os adesivos estruturais estão sendo cada vez mais utilizados em diversos ramos da indústria, devido às suas inúmeras vantagens, das quais são significativas (TEXEIRA, 2000):

  • Garantia de uma fixação contínua ao invés de contatos em pontos determinados;
  • Juntas com alta resistência mecânica;
  • Baixo peso;
  • Não utilização de rebites, parafusos e soldaduras; e,
  • Não exigência de equipamentos sofisticados.
A #AEPIdoBrasil entendendo a importância em conhecer o desempenho destes adesivos na união dos mais variados materiais, desenvolveu dispositivos, implementou e acreditou-se junto ao CGCRE INMETRO, conforme escopo CRL0749, alguns ensaios específicos tais como, Single Lap Shear, Floating Roller Peel, Climbing Drum Peel e Flat Wise Tensile, seguindo métodos de ensaio padronizados, baseados em normas internacionais para determinação da resistência destes adesivos e, consequentemente, seus processos de colagem, nas diversas aplicações para os segmentos aeronáutico, eólico, elétrico, entre outros.
Figura 1 – Ponto de rompimento no ensaio de Single Lap Shear

Figura 2 – Corpo de prova do ensaio de Single Lap Shear

Referências Bibliográficas:
PEDRALLI, P. C.; HEUSER, J. L. Estudo sobre os diferentes tipos de adesivos estruturais e suas diferentes aplicações. XXVIII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnolófica em Engenharia, 2017.
TEIXEIRA, L. M. B. S. Caracterização do comportamento mecânico de juntas de sobreposição simples coladas com adesivos estruturais. Dissertação apresentada à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para obtenção do grau de Mestre em Manutenção Industrial. Porto, PT, 2000.


Entre em contato para saber mais ou se preferir, clique no botão do whatsapp.

(11) 4143-9600
www.aepi.com.br
aepi@aepi.com.br